Sorrisos com confiança!

Caso do Mês – Maria Costa

Maria Costa

Idade - 47

Pais - Portugal

A nossa paciente Maria Costa procurou as Clínicas CERO com o objetivo de resolver o seu problema de saúde oral e poder voltar a Sorrir sem constrangimentos. Há vários anos, desde a sua adolescência que os problemas dentários estavam presentes e começou desde muito cedo o processo de perda de dentes.

Quando chegou à nossa Clínica, era desdentada total no Maxilar Superior e tinha muita falta de dentes nas regiões posteriores do maxilar Inferior. Os restantes dentes encontravam-se muito danificados.

No maxilar superior, a paciente usava uma prótese removível, total. Facilmente se conseguiu constatar a pouca quantidade óssea remanescente, com uma gengiva muito estreita e fina, principalmente na zona da frente.

No maxilar inferior, após inúmeras tentativas de colocação e utilização de próteses removíveis correspondentes às zonas da falta de dentes, optou por não utilizar nos últimos anos qualquer prótese, o que lhe dificultava e muito a mastigação e deglutição de alimentos. Eram visíveis os danos nas peças dentárias remanescentes, inclusivamente a presença de fraturas e dentes cariados.

A paciente procurou a nossa ajuda no sentido de lhe melhorarmos a sua capacidade mastigatória e ao mesmo tempo proporcionar-lhe uma solução estética que estivesse de acordo com a sua idade e que lhe proporcionasse um sorriso jovem e saudável enquadrado com a sua idade e estilo de vida.

Sequência do tratamento:

1º – Consulta de avaliação clínica tendo como auxiliar uns modelos de estudo clínico, Radiografia Panorâmica e CBCT Computadorizada e fotografias em estúdio para analise estética e de função.

Foi perfeitamente visível a enorme reabsorção óssea e atrofia do osso do maxilar superior.

Com as radiografias de última geração obtêm-se imagens que são recolhidas, analisadas, medidas e projetadas num exame radiológico deste tipo e com esta fidelidade e complexidade.

Nesta mesma consulta foram pedidos exames Clínicos para a Consulta de Anestesia Geral:

  • Análises sanguíneas específicas
  • Electrocardiograma
  • Raio-X ao Tórax.

 

Após a aferição rigorosa do quadro clínico e do estado de saúde da paciente, seguimos para o dia da cirurgia no Hospital, em ambiente de Anestesia Geral

2ª Consulta foi o dia da operação.

O procedimento cirúrgico consistiu na colocação de Implantes Zigomáticos e implantes convencionais no Maxilar Superior e a colocação de implantes convencionais com função imediata no Maxilar Inferior.

 

A paciente no mesmo dia teve uma estrutura protética aparafusada em função imediata no seu Maxilar inferior, mas no Maxilar Superior, tivemos de esperar 6 meses para poder dar função aos implantes. A paciente andou estes meses com uma prótese superior provisória e removível.

3ª fase do tratamento (6 meses após a cirurgia)

Consulta de reabertura dos Implantes do maxilar superior, quer os 2 Implantes Zigomáticos, quer os 2 Implantes convencionais e preparação de ambos os maxilares para os moldes finais.

4º consulta que é de moldes finais é efectuada neste caso de Implantes Zigomáticos, 6 meses após a cirurgia pois é a altura em que se termina a cicatrização óssea e gengival e vamos avaliar o sucesso da cicatrização dos implantes.

5º consulta a paciente vai ter a oportunidade de avaliar a forma e cor dos dentes bem como da montagem dentária e o seu sorriso final através de uma maquete que é feita em laboratório que será uma simulação do trabalho final e onde junto com a opinião do paciente vamos fazer as alterações necessárias por forma a chegar ao sorriso de sonho da paciente.

Em todo este processo será feito um controlo de qualidade apertado de cada passo até chegarmos ao seu Sorriso de sonho.

Desde o primeiro dia que entra na nossa Clínica até ao dia que sair com o seu SORRISO, estará sempre acompanhado/a pelo Dr. Tiago Ribeiro (responsável pela reabilitação oral) bem como o Dr. Luís Pinheiro (responsável para cirurgia oral e implantologia).

Partilhe o nosso artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Siga-nos

Outros artigos

Caso do Mês – Vitor Chan

O nosso paciente Vitor Chan recorreu à nossa Clínica com o objectivo de resolver o seu problema de saúde oral e poder voltar a Sorrir sem constrangimentos.

Ver Artigo»

Mito vs Realidade

Partilhe o nosso artigo Share on facebook Facebook Share on twitter Twitter Share on linkedin LinkedIn Share on whatsapp WhatsApp

Ver Artigo»

SISTEMA DE NAVEGAÇÃO EM CIRÚRGIA DE IMPLANTES ZIGOMÁTICOS

Continuo com esta felicidade enorme de poder ter uma colheita extraordinária do trabalho que tenho vindo a plantar ao longo da minha carreira, em especial nos últimos anos.
Sinto que consigo ser útil aos pacientes, à Sociedade, à Ciência, à Academia e é neste espírito de serviço e de poder servir que partilho mais um artigo científico onde sou co-autor com uma Equipa de Investigadores de onde destaco o meu colega e amigo Dr. Fernando Duarte.

Ver Artigo»

Tecnologia CAD/CAM – ZirkonZahn

Nos últimos anos, a digitalização e informatização da maior parte dos serviços tem sido constante e transversal a todas as áreas. A Medicina Dentária tem sofrido grandes inovações no que à nossa prática clínica diária diz respeito…

Ver Artigo»

Caso do Mês – Bruno Vitorino

O paciente apresentou-se na clínica com uma degradação muito avançada do seu estado de saúde oral. Apresentava muita falta de dentes principalmente na zona dos dentes posteriores, dentes fracturados principalmente ao nível do maxilar superior e com perda da dimensão do terço inferior da face (dimensão vertical).

Ver Artigo»

A nossa visão do presente e do futuro

Esta semana, convidamos os nossos seguidores a verem o vídeo do Dr. Luís Pinheiro, onde irá ser abordada a visão do presente e do futuro da Clínica CERO. Eis os principais pontos que irão ser destacados:

Ver Artigo»

CASO DO MÊS

REABILITAÇÃO ORAL EXTREMA – IMPLANTES ZIGOMÁTICOS Hoje vimos aqui apresentar um caso clínico que demonstra até onde os nossos ossos

Ver Artigo»

OS IMPLANTES ZIGOMÁTICOS

O QUE SÃO IMPLANTES ZIGOMÁTICOS? Vamos começar por nos localizarmos: Os implantes Zigomáticos têm este nome porque são implantes colocados

Ver Artigo»

CASO DO MÊS

Quando a gengiva não nos facilita a obtenção de um resultado estético previsível…. A nossa publicação de hoje tem como

Ver Artigo»

ENXERTOS ÓSSEOS – MITO VS REALIDADE

ando começamos um texto, uma comunicação ou uma palestra com uma frase chave, como a que está acima tem um propósito: – Chamar a atenção dos leitores, ou dos ouvintes. Nesta situação, a chamada da atenção não para os enxertos de osso em si, porque eles existem…

Ver Artigo»