Sorrisos

Caso do Mês – Maria Teresa Santos

Maria Teresa Santos

Idade - 55

Pais - Portugal

Profissão - Médica Ortopedista

Descrição do Caso Clínico

Descrição do Caso Clínico – O paciente apresentou-se na clínica com uma degradação muito avançada do seu estado de saúde oral. A paciente tinha doença periodontal (Periodontite ou antigamente chamada de Piorreia). Apresentava para além da doença periodontal falta de dentes e dentes bastantes restaurados.  Uma das principiais consequências da perda de dentes molares e pré-molares é perda da dimensão do terço inferior da face (dimensão vertical) o que leva a um rosto mais envelhecido e diminui o espaço disponível para repor os dentes em falta. Uma das principais queixas do paciente era que os dentes abanavam e tinha dificuldade em comer e mesmo em falar.

A paciente procurou a nossa ajuda no sentido de lhe melhorar a sua capacidade mastigatória e ao mesmo tempo proporcionar-lhe uma solução estética que estivesse de acordo com a sua idade e que lhe proporcionasse um sorriso jovem e saudável enquadrado na sua idade e estilo de vida. A nossa amiga Maria Teresa Santos  queria melhorar em muito a aparência do seu sorriso por forma a ter um aspecto mais jovem e saudável.

ZA012

Planeamento dos passos do tratamento:

1º Avaliação Clínica e exames complementares de diagnóstico

2º Cirurgia de extração de todas as peças dentárias comprometidas e cirurgia de colocação de implantes e dentes provisórios fixos ao implantes.

3º Consulta de controle de cicatrização e avaliação pós operatória.

4º Consulta de moldes definitivos dos implantes do maxilar superior e do maxilar inferior e preparação de todos os passos necessários à realização do trabalho final.

5º Primeira prova de dentes onde o paciente vai avaliar ao espelho a componente estética dos dentes e vamos efectuar a escolha do formato e cor dentária

6º Prova de dentes ja com os dentes previamente escolhidos e com o esqueleto metálico da estrutura dentária final.

7º Entrega das estruturas dentárias finais com maquilhagem gengival.

8ª Consulta de avaliação e fotografias finais

Implementação:

1º Sera efectuada uma avaliação clínica tendo como auxiliar uns modelos de estudo clínico, Radiografia Panorâmica e Tomografia Computadorizada e fotografias em estúdio para analise estética.

2ª Será o dia cirúrgico e de colocação dos dentes provisórios que vão permitir ao paciente passar os meses de cicatrizarão óssea com dentes fixos aos implantes, ou seja, a mudança maior será neste dia porque o paciente já fica com um sorriso novo, apesar de ser num material provisório. 

3º Esta consulta é efectuada uns dias após a cirurgia e serve apenas para controle da mordia (oclusão) do paciente bem como avaliar a cicatrização.

4º A consulta de moldes definitivos no maxilar inferior  é efectuada 4 meses após o passo nº 2 e é a altura em que se terminou a cicatrização óssea e gengival e vamos avaliar o sucesso da cicatrização dos implantes.

5º Entrega das estruturas dentárias finais no tipo de dentes escolhido pelo paciente de acordo com as varias opções e ajuste de mordida

6ª Fotos finais em estúdio fotografico 

Laboratório:

Na fase da reabilitação final (após o período de cicatrização) os nossos técnicos irão dedicar toda a sua atenção na confecção do seu sorriso final com a estética, simetria, harmonia e integração por si desejada. Em toda esta fase será feito um controlo de qualidade apertado de cada passo até chegarmos ao seu Sorriso de sonho. Dispomos de diversos matérias para a confecção das estruturas dentárias finais que permite ter uma translucidez e brilho igual à dos dentes naturais  por forma a tornar o sorriso o mais próxima possível da naturalidade e realidade.

Resultado Final

ANTES

DEPOIS

Dr. Tiago Ribeiro

Dr. Tiago Ribeiro

- Licenciado em Medicina Dentária em 2007 no I.S.C.S.E.M. – Monte de Caparica - Portugal

- Registado na Ordem dos Médicos Dentistas – Portugal (desde Agosto de 2007)

- Fundador e Director Clínico na Clinica de Estética e Reabilitação Oral (C.E.R.O.) Almada

- Cirurgia Estética Plástica e Periodontal - Universidade Complutense de Madrid

- Ortodontia e ortopedia dento-facial - Instituto internacional de Ciencia Medica & Dentária

Partilhe o nosso artigo

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Siga-nos

Outros artigos

Caso do Mês – Bruno Vitorino

O paciente apresentou-se na clínica com uma degradação muito avançada do seu estado de saúde oral. Apresentava muita falta de dentes principalmente na zona dos dentes posteriores, dentes fracturados principalmente ao nível do maxilar superior e com perda da dimensão do terço inferior da face (dimensão vertical).

Ver Artigo»

A nossa visão do presente e do futuro

Esta semana, convidamos os nossos seguidores a verem o vídeo do Dr. Luís Pinheiro, onde irá ser abordada a visão do presente e do futuro da Clínica CERO. Eis os principais pontos que irão ser destacados:

Ver Artigo»

CASO DO MÊS

REABILITAÇÃO ORAL EXTREMA – IMPLANTES ZIGOMÁTICOS Hoje vimos aqui apresentar um caso clínico que demonstra até onde os nossos ossos

Ver Artigo»

OS IMPLANTES ZIGOMÁTICOS

O QUE SÃO IMPLANTES ZIGOMÁTICOS? Vamos começar por nos localizarmos: Os implantes Zigomáticos têm este nome porque são implantes colocados

Ver Artigo»

CASO DO MÊS

Quando a gengiva não nos facilita a obtenção de um resultado estético previsível…. A nossa publicação de hoje tem como

Ver Artigo»

ENXERTOS ÓSSEOS – MITO VS REALIDADE

ando começamos um texto, uma comunicação ou uma palestra com uma frase chave, como a que está acima tem um propósito: – Chamar a atenção dos leitores, ou dos ouvintes. Nesta situação, a chamada da atenção não para os enxertos de osso em si, porque eles existem…

Ver Artigo»