
Caso do Mês – Março 2023
O nosso paciente recorreu à nossa Clínica com o objectivo de resolver o seu problema de saúde oral e poder voltar a Sorrir sem constrangimentos.
Temos de recolher informação disponibilizada em estudos levados a cabo por investigadores, pelas Universidades de todo o mundo e retirar conclusões assentes em evidências verdadeiras, não em meras opiniões ou apenas na experiência individual de cada um. Temos de ser verdadeiros e relatar o que fazemos bem e o que fazemos mal e não ter medo de comparar os nossos resultados com os dos nossos pares, com aqueles que fazem o mesmo que nós, que ocupam o seu tempo com o mesmo tipo de ocupação científica, médica, académica ou cirúrgica.
A evidência científica nem sempre é a mesma e está alinhada com a evidência comercial. A evidência comercial é aquela que melhor funciona perante os pacientes e que nem sempre vem agregada como a melhor opção o a mais evidente em termos científicos. Estamos a atravessar um deserto em que há diminuição de recursos disponíveis e com isto, a luta pela sobrevivência a tudo leva e legitima, estamos na era do “vale tudo”:
– Um sistema de ensino que debita 750 licenciados por ano para um mercado já saturado e exausto.
– Grandes Grupos a tratarem tudo e todos como folhas de Excel.
– As Clínicas a anunciarem verdadeiros milagres e técnicas quase únicas e que muitas vezes não apresentam o domínio e o controlo que deveriam ter no processo médico e cirúrgico.
– A confusão que existe em que todos os médicos dentistas parecem saber fazer o mesmo e terem estudado o mesmo, onde uns conseguem num curso de fim de semana aprender e apreender o que outros demoraram anos de dedicação, estudo e experiência para o fazer.
Tal como quando nós, médicos, investigadores, fazemos quando estamos a recolher informação científica, temos de saber levar a cabo um processo de validação de conteúdos e das fontes, ou seja, temos de perceber se o que diz num artigo científico é verdadeiro, é útil, é reproduzível e tem fontes fidedignas.
Deverá ser um processo sério e de responsabilização mútua e bilateral.
Da parte do médico, este deve ser responsável por:
– Respeitar o paciente e manter um ambiente cordial e confortável com o paciente em tratamento.
– Ter as habilitações necessárias para poder levar a cabo aquilo que anuncia ser capaz de fazer
– Ter garantido a seriedade e a qualidade das suas fontes, das suas bases, dos locais onde aprendeu e onde recolheu os seus conhecimentos.
– Proteger o paciente, selecionando os produtos de melhor qualidade e as técnicas mais previsíveis e mais bem estudadas.
– Não fazer experiências com pacientes, a não ser em estudos devidamente preparados, em centros de pesquisa e após validação das respectivas comissões de ética envolvidas terem dado parecer positivo e “luz verde” a tais experiências.
– Deve informar o melhor que puder e souber o paciente em relação ao tratamento que lhe propõe, explicando as vantagens, desvantagens, perigos, eventuais complicações, duração e longevidade e respectivas garantias.
Da parte do paciente, este deve ser responsável por:
– Respeitar o médico e manter um ambiente cordial e confortável com o médico em tratamento.
– Recolher informações acerca do médico que escolhe para o tratar e perceber e investigar acerca das suas habilitações, do seu curriculum. Não podemos correr o risco de querer comparar profissionais e por vezes até se pode tornar ofensivo, estar-se a comparar diferentes profissionais, e até estar a compara honorários em profissionais que nada têm a ver um com o outro quer em termos de experiência, quer em termos de currículo, quer em termos do tipo de materiais e instalações utilizadas no tratamento.
– Pedir ao médico para lhe mostrar Casos Clínicos semelhantes tratados, com imagens, fotos e Raio-X de situações que podem ser utlizados durante o tratamento do paciente.
– Se for possível recolher informações junto de pacientes já tratados com técnicas semelhantes, salvaguardando a proteção de dados dos intervenientes.
– O próprio paciente poderá informar-se das suas opções de tratamento para poder junto do médico ter um papel mais activo e informado para se poder chegar a uma partilha de responsabilidade no momento da decisão do plano de tratamento.
Expectativas da parte do médico:
O médico tem de conseguir gerir as suas expectativas num contexto clínico e científico de que as suas técnicas e conhecimentos ao dispor serão suficientes em todos os Casos Clínicos para poder tratar o paciente. Mas nem sempre assim acontece e também é desta forma que o profissional se vê obrigado a:
– Procurar novos materiais bem estudados e com provas dadas
– Ponderar o envio do paciente a um colega que esteja melhor preparado e qualificado a levar a cabo o tratamento
– Perceber que está na altura de melhorar o seu Curriculum e procurar conhecimento, ir estudar e treinar com médicos, cirurgiões mais experientes.
– A não querer ir estudar mais, deve perceber os seus limites e não os ultrapassar correndo sério risco de não conseguir cumprir o plano de tratamento com o rigor e qualidade que o deve fazer, podendo resultar daí elevado dano para o paciente.
Expectativas da parte do paciente:
– Deve perceber que o impossível é inimigo do equilíbrio e do bom senso e deverá refletir e medir muito bem acerca da sua expectativa do tratamento para não ficar desiludido.
– Exigir ao Clínico uma explicação precisa, completa e bastante esclarecedora e confrontar as expectativas que tem em relação ao tratamento e aos possíveis resultados finais.
– Perceber todas as complicações possíveis durante o tratamento.
Como todas as relações, sejam elas profissionais, médicas, pessoais, dependem de um equilíbrio e de uma dinâmica muito especifica e que requer uma manutenção e esforço de ambas as partes.
Com educação, bom senso e seriedade, a ciência poderá estar ao dispor quer do médico, quer do paciente, neste processo fantástico de devolver e melhorar a saúde, a função e a estética ao corpo humano
A seriedade de todo o processo é baseada na ciência da relação entre médico e o paciente.
Termino a agradecer a vosso tempo e atenção com este meu texto.
Até breve e não se esqueçam de serem felizes. Apesar de tudo, sorrir não dói.
Se for o caso, se o facto de sorrir lhe provoca dor, náusea, ou desequilíbrio, consulte o seu médico dentista.
Até uma próxima oportunidade!
• Mestre em Cirurgia Oral e Maxilofacial no Eastman Dental Institute – University College of London
• Membro Associado da Sociedade Britânica de Cirurgia Oral (n.º 2277)
• Membro associado da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Oral
• Pratica Exclusiva privada em Cirurgia Oral e Implantologia
• Implantologia e Cirurgia Avançada em Cadáver – Universidade de Barcelona
• Reabilitação de Maxilas Atróficas com Credenciamento em Implantes Zigomáticos – INEPO – São Paulo
• Membro permanente da equipa de formação da S.I.N. – Implant System – como orador para Portugal e Europa, com mais de 1000 horas de formação dada, Cirurgia Oral e Implantologia
O nosso paciente recorreu à nossa Clínica com o objectivo de resolver o seu problema de saúde oral e poder voltar a Sorrir sem constrangimentos.
Estamos a começar a viver uma época de alegria e para muitos não é apenas a hora de oferecer, mas também a hora de comer, beber e divertir-se. Se não tomarmos os devidos cuidados, todos os cuidados de saúde oral que tivemos durante todo o ano podem ir por água abaixo. Para além disso, a comida e a bebida afectam não só a nossa “linha” mas também os nossos dentes.
O nosso paciente recorreu à nossa Clínica com o objectivo de resolver o seu problema de saúde oral e poder voltar a Sorrir sem constrangimentos.
A nossa paciente procurou as Clínicas CERO com o objetivo de resolver o seu problema de saúde oral e poder voltar a Sorrir sem constrangimentos…
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A nossa paciente procurou a nossa Clínica com o objectivo de resolver o seu problema de saúde oral e poder voltar a Sorrir sem constrangimentos…
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Continuo com esta felicidade enorme de poder ter uma colheita extraordinária do trabalho que tenho vindo a plantar ao longo da minha carreira, em especial nos últimos anos.
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