Sorrisos

CIRURGIA NASAL (Rinoplastia)

A cirurgia nasal é um dos procedimentos mais comuns em cirurgia estética. É realizada para corrigir, reduzir ou aumentar o nariz. É possível estreitar a largura das narinas, remover uma curva, mudar o ângulo entre a boca e o nariz, dar um contorno à ponta do nariz que seja muito grande, curvada ou arrebitada ou corrigir falhas de nascimento, ferimentos ou outros problemas que afetem a respiração. Os resultados dependem da estrutura da cartilagem e do osso nasal do paciente e o médico deverá considerar esteticamente o formato facial, a espessura da pele e a idade.

PRÉ OPERATÓRIO:

  • Traga-nos o seu histórico médico e exames laboratoriais.
  • Descontinue o uso de Aspirina, Ibuprofeno, Naprosina e Vitamina E uma semana antes e alguns dias após o seu procedimento, uma vez que agem como anticoagulantes sanguíneos.
  • Recomenda-se não fumar pelo menos duas semanas antes e uma depois da cirurgia, uma vez que a nicotina pode prejudicar a circulação e o restabelecimento.
  • Evite a exposição solar, a fim de não irritar a pele.

CIRURGIA:

A rinoplastia é realizada sob anestesia local com sedação. A anestesia geral é aplicada apenas quando especificamente solicitada pelo paciente. É um procedimento ambulatorial que dura em torno de uma ou duas horas, a menos que exija a execução de um trabalho mais extenso. Uma ou duas técnicas são normalmente aplicadas: A incisão é feita tanto dentro da narina, portanto, ocultando as cicatrizes após a cirurgia, ou através da columela (tira vertical de tecido que separa as narinas) em um procedimento “aberto”, em que as cicatrizes são pequenas ou ficam escondidas no lado inferior da base. Nos dois procedimentos, a pele é levantada, o osso e a cartilagem modelados e a pele reposicionada e suturada. Um molde plástico pode ser aplicado. A nossa técnica dispensa o uso de tamponamento.

PÓS OPERATÓRIO:

Normalmente, o período pós-cirúrgico é sem dor e/ou desconforto. Há relatos de cefaleia suave e inchaço. A obstrução nasal é facilmente resolvida com descongestionantes. Algum sangramento poderá ocorrer nas primeiras 24 horas. Quando necessárias, as lentes de contato podem ser usadas imediatamente e a abstenção do uso de óculos pesados por aproximadamente sete semanas, é aconselhável. Após uma semana de pós-cirurgia o molde de gesso será removido. Assim que o molde de gesso for retirado, o novo perfil nasal será claramente visível, embora algum inchaço ainda esteja visível. O paciente deverá evitar qualquer tipo de esporte ou outras atividades vigorosas por pelo menos quatro semanas.

RESUMO:

  • Tempo de cirurgia: 1 ou 2 horas
  • Anestesia: local com sedação ou general
  • Internação clínica ou hospitalar: em ambulatório ou uma noite de internação hospitalar
  • Pós-cirurgia: o molde plástico é removido após uma semana
  • Atividades físicas: podem ser reassumidas após 4 a 6 semanas

OUTROS TRATAMENTOS