Sorrisos com confiança!

Como cuidar dos seus dentes nas Férias e Épocas Festivas

Dr. Tiago Ribeiro

Dr. Tiago Ribeiro

Director Clínico

Estamos a começar a viver uma época de alegria e para muitos não é apenas a hora de oferecer, mas também a hora de comer, beber e divertir-se. Se não tomarmos os devidos cuidados, todos os cuidados de saúde oral que tivemos durante todo o ano podem ir por água abaixo. Para além disso, a comida e a bebida afectam não só a nossa “linha” mas também os nossos dentes.

Durante as festas de fim de ano, aumentamos a ingestão de açúcar através da ingestão de refrigerantes, álcool ou doces, por isso é importante que tenhamos atenção extra para mantermos os dentes e as gengivas limpas e saudáveis.

Não é apenas importante manter a escovagem, o uso da fita dentária e do elixir oral, mas também devemos estar atentos ao que comemos e bebemos, para não fazer muitas visitas ao dentista no novo ano.

Coma e beba de forma inteligente para minimizar os danos

Embora comer ou beber açúcar deva ser evitado tanto quanto possível, não é a quantidade que se consome que causa danos, mas o tempo que permanece na boca.

Se os alimentos e bebidas açucaradas permanecerem na boca por muito tempo, eles fornecem alimento para as bactérias que podem prejudicar seus dentes e gengivas.

A melhor hora para comer alimentos ou bebidas açucaradas é durante as refeições. Este é o momento em que produzimos saliva que pode neutralizar o ácido das bactérias na boca e também ajudará a eliminar as partículas alimentares e substâncias açucaradas.

Evite alimentos rijos ou caramelizados

Caramelos e frutos secos podem magoar as gengivas e fazer pequenas ranhuras nos dentes.

Os alimentos duros podem resultar em dentes lascados e podem danificar a superfície do dente, permitindo que a placa bacteriana atinja as terminações nervosas dos dentes.

Doces amargos contêm um alto nível de ácido que são prejudiciais para os dentes e podem levar à formação da cárie dentária.

Não combine álcool com tabaco

Uma das causas do cancro oral é o consumo de álcool e o risco de cancro oral aumenta rapidamente quando combinado com o tabaco.

 O álcool desidrata as mucosas da boca, o que permite que as substâncias cancerígenas penetrem nos tecidos orais com mais facilidade.

O álcool aumenta também o risco de doença gengival, que leva à destruição do osso e da gengiva sendo a principal causa de perda de dentes e infecções gengivais.

Comer saudável

A temporada de férias é uma desculpa para muitos exagerarem. Por isso, é muito importante ficar de olho nos hábitos alimentares que afetam diretamente a saúde Oral.

Algumas dicas para garantir uma alimentação saudável nestas épocas:

  • Coma com moderação.
  • Não coma de tudo nas festas, seja exigente e conte as calorias.
  • Pense antes de fazer uma segunda rodada. É aconselhável fazer uma pausa de 10 minutos, beber água e decidir se ainda está com fome ou se quer apenas uma pequena porção.
  • Fique longe da mesa de comida para evitar estender a mão inconscientemente enquanto fala.
  • Coma um lanche antes de ir para uma festa. Não é bom chegar com fome porque a nossa tendência é comermos tudo o que existe na mesa.
  • Evite álcool com o estômago vazio. O álcool aumenta o apetite e diminui a capacidade de controlar o que se come.
  • Confecione legumes e frutas porque são saudáveis e fazem excelentes refeições.

Deixamos também algumas dicas para manter a saúde oral:

  • Não se esqueça de escovar e usar fita dentária após um longo dia de comida e bebida. Uma noite sem escovar os dentes não afetará significativamente seus dentes, mas repetidas noites terão um impacto grande na sua saúde oral.
  • Durante a temporada de férias, tente escovar os dentes três vezes ao dia e não se esqueça de usar a fita dentária pelo menos uma vez ao dia.
  • Substitua sua escova de dentes antes do início do período de férias para garantir que tenha uma escova dentária em condições para o mês inteiro.
  • Usar pastilha sem açúcar, que aumenta a produção de saliva e ajuda a eliminar o açúcar e os ácidos nocivos.
  • Beber água regularmente também ajudará a eliminar o açúcar, ácidos nocivos e restos alimentares.
  • Evite petiscar entre as refeições.

A saúde Oral começa em Si!

A época de férias é um momento importante para relaxar com a família e amigos. Mas é mais importante cuidar dos dentes. Lembre-se de aproveitar as férias e comer suas comidas favoritas. Mas lembre-se de que, ao continuar com suas práticas de higiene oral, poderá evitar múltiplas visitas ao seu dentista no Novo Ano.

Dr. Tiago Ribeiro

Dr. Tiago Ribeiro

- Licenciado em Medicina Dentária em 2007 no I.S.C.S.E.M. – Monte de Caparica - Portugal

- Registado na Ordem dos Médicos Dentistas – Portugal (desde Agosto de 2007)

- Fundador e Director Clínico na Clinica de Estética e Reabilitação Oral (C.E.R.O.) Almada

- Cirurgia Estética Plástica e Periodontal - Universidade Complutense de Madrid

- Ortodontia e ortopedia dento-facial - Instituto internacional de Ciencia Medica & Dentária

Partilhe o nosso artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Siga-nos

Outros artigos

Como cuidar dos seus dentes nas Férias e Épocas Festivas

Estamos a começar a viver uma época de alegria e para muitos não é apenas a hora de oferecer, mas também a hora de comer, beber e divertir-se. Se não tomarmos os devidos cuidados, todos os cuidados de saúde oral que tivemos durante todo o ano podem ir por água abaixo. Para além disso, a comida e a bebida afectam não só a nossa “linha” mas também os nossos dentes.

Ver Artigo»

Caso do Mês – Vitor Chan

O nosso paciente Vitor Chan recorreu à nossa Clínica com o objectivo de resolver o seu problema de saúde oral e poder voltar a Sorrir sem constrangimentos.

Ver Artigo»

Caso do Mês – Maria Costa

A nossa paciente Ivete Costa procurou as Clínicas CERO com o objetivo de resolver o seu problema de saúde oral e poder voltar a Sorrir sem constrangimentos…

Ver Artigo»

Mito vs Realidade

Partilhe o nosso artigo Share on facebook Facebook Share on twitter Twitter Share on linkedin LinkedIn Share on whatsapp WhatsApp

Ver Artigo»

Caso do Mês – Daniela Junnot

A nossa paciente Daniela Junot procurou a nossa Clínica com o objectivo de resolver o seu problema de saúde oral e poder voltar a Sorrir sem constrangimentos…

Ver Artigo»