Sorrisos
NA PROCURA DE UM SORRISO PERFEITO...

Actualmente a Estética Dentária é um tema que está na moda, pois com o crescente aumento da procura pela medicina estética a estética dentária não poderia deixar de ter um contributo importante na busca do sorriso perfeito. Hoje em dia os médicos dentistas vocacionados para a estética dentária têm ao seu dispor uma grande variedade de ferramentas e técnicas por forma a melhorar a aparência do seu sorriso. 

Os avanços na tecnologia e nos materiais dentários permitem dar ao nosso tratamento uma aparência natural, quer ao nível da cor do dente, como conseguir tratamentos dentários estéticos mais duráveis e previsíveis. Além disso, os profissionais usam técnicas mais conservadoras por forma a preservar ao máximo a estrutura natural do dente.

Antes de tomar a sua decisão relativamente a um procedimento de estética dentária é importante conhecer os benefícios e riscos que podemos encontrar ao longo de todo o processo. Um dos pontos importantes é conhecer a experiência do profissional relativamente a este processo bem como se é necessário algum tipo de manutenção especial após a conclusão do processo.

Os diversos tratamentos que temos ao dispor na Estética Dentária são:

BRANQUEAMENTO DENTÁRIO:

Com o passar do tempo, os dentes vão ficando manchados ou escuros, principalmente em pessoas com hábitos tabágicos ou que tomam determinada medicação que leva à colocação dentária. No entanto, os alimentos e bebidas pigmentadas também levam ao escurecimento dos nossos dentes.

O procedimento de branqueamento pode ser efectuado de duas formas:

– Através de uma moldeira bucal personalizada na qual é aplicada a solução de branqueamento que está em contacto com os dentes. Chamamos a este tipo de branqueamento ambulatório (feito em casa) e pode demorar duas a quatro semanas até concluir todo o processo.

– Através de um Laser que vai activar o produto químico que é responsável pelo branqueamento. Este tipo de branqueamento é efectuado em clínica e permite o uso de um químico de branqueamento com uma concentração superior ao que é usado em casa. Este tipo de branqueamento é efectuado em uma hora e meia e pela supervisão de um médico.

O branqueamento em condições normais e dependendo dos hábitos de cada um poderá ter uma duração de 2 a 3 anos.

COROAS DE CERÂMICA PURA:

As coroas também conhecidas por capas, servem para cobrir o dente por forma a devolver-lhe a sua aparência e forma natural. Devido ao seu custo nem sempre são usadas nos casos que têm indicação fazendo-se outro tipo de tratamento com restaurações em resina que com o tempo levam à falência do dente. As coroas têm uma espectativa de vida mais longa do que todos os outros tipos de restaurações estéticas.

FACETAS CERÂMICAS:

As facetas cerâmicas são finas capas em cerâmica que são aplicadas sobre os dentes da frente com o objectivo de alterar a cor ou a forma dos seus dentes. Estas facetas têm indicação em dentes desgastados, partidos, com cor muito escura, forma anatómica estranha, encerramento de diastemas (espaços entre os dentes) ou tortos.

Estas capas são construídas e personalizadas para cada caso mediante a preparação e a impressão do dente previamente pelo profissional.

Possuem uma espectiva de vida semelhante ao das coroas e mantem a estabilidade da sua cor por muito tempo.

IMPLANTES DENTÁRIOS:

Os implantes dentários funcionam como “raízes dentárias artificiais” onde permite a fixação de um dente em cerâmica ou em acrílico. São a técnica de substituição de peças dentárias que se aproxima mais do nosso dente natural. Muitas vezes, o resultado não é apenas um sorriso melhorado, mas também uma aparência mais jovem, uma vez que a falta de dentes leva a alterações ao nível do rosto, dando uma aparência mais velha as pessoas.

“MAKEOVER” DO SORRISO:

O procedimento de remodelação do sorriso envolve uma avaliação detalhada dos problemas estéticos de cada sorriso. Normalmente é necessário mais do que um procedimento dentário, por forma a alcançar um sorriso perfeito, tal como facetas dentárias, implantes dentários, cortes gengivais e branqueamento dentário em vários dentes quer no maxilar superior e inferior.

RECONSTRUÇÃO COMPLETA DE UMA BOCA :

Em casos de pacientes que apresentam um estado avançado de deterioração dentária, temos de partir para uma solução de reconstrução total da boca. Pois este tratamento integral vai permitir corrigir problemas funcionais ao nível da mordida, músculos, dentes e estrutura óssea. Os materiais dentários de excelência disponíveis hoje em dia permitem uma reconstrução total da boca de forma durável, funcional e cuja estética se aproxima muito do natural.

A questão que devem fazer é:

Qual é o procedimento adequado para o meu caso?

A essa pergunta só um profissional experiente e habilitado o pode ajudar, através de resposta a qualquer pergunta e/ou dúvida que possa ter sobre as técnicas utilizadas para melhorar o seu sorriso. A condição dos seus dentes e o resultado por si esperado tem muita influência na escolha do melhor procedimento para o seu caso. Caso esteja interessado em iniciar um processo de remodelação do seu sorriso existem algumas perguntas que deve colocar ao profissional antes de decidir sobre qual o tratamento ideal para o seu caso:

– Quais são mudanças que vão existir no meu sorriso?

– O que devo esperar ao longo do processo de tratamento?

– Que tipo de manutenção será necessária no fim do tratamento?

– Quais as garantias que me oferecem relativamente ao tratamento?

O QUE DEVO TER EM ATENÇÃO QUANDO PROCURO UM MÉDICO DENTISTA EXPERIENTE EM ESTÉTICA DENTÁRIA?

Com o objectivo de encontrar um profissional que este habituado e tenha experiência em estética dentária recomendamos que faça as seguintes questões antes de iniciar o tratamento:

– solicite para ver fotos de pacientes reais e daquele profissional em questão, e não casos feitos por outros colegas. Solicite também fotos de casos semelhantes ao seu e como terminaram o tratamento. Estas fotos permitir-lhe-ão examinar e avaliar os resultados de outros pacientes tratados por este profissional e certificar-se que o seu trabalho se adequa às suas necessidades e espectativas.

– procure saber referências sobre um determinado profissional, pois permite-lhe ter uma ideia sobre a qualidade dos tratamentos e atendimento que fornece.

– procure saber se o profissional se têm mantido actualizado com o objectivo de se manter na vanguarda da medicina dentária estética.

– o profissional deve responder de forma clara e objectiva a todas as suas perguntas bem como as técnicas utilizadas para melhorar o seu Sorriso. O profissional tem como missão tranquiliza-lo e transmitir-lhe confiança sobre os resultados obtidos pelo tratamento indicado por ele para a resolução do seu caso.

A equipa CERO deseja uma ótima semana a todos os nossos leitores.

Dr. Tiago Ribeiro

Dr. Tiago Ribeiro

Graduated in Dental Medicine in 2007 at the I.S.C.S.E.M. – Monte de Caparica – Portugal

Registered in the O.M.D. – Portugal (the Portuguese correspondent with the British General Dental Council) since August 2007

Private Practice in Oral and Aesthetic Complex Rehabilitation (Implants and Teeth)

Clinical Director of the Center for Aesthetics and Oral Rehabilitation of Lisbon – C.E.R.O. – Almada

Responsible for the Department of Oral Rehabilitation of the Center for Aesthetics and Oral Rehabilitation, Lisbon and Almada

Plastic –Esthetic Periodontal and Implant Surgery – University Complutense Madrid

Orthodontic and dental-facial Orthopedics – International Institute of Medical & Dental Science

Guest monitor of Biophysic in Dentistry Course in ISCS – Egas Moniz in years 2005/2006 and 2006/2007.

Advanced course in Botulinum Toxin (Botox) and Hyaluronic acid injections – Med – Estetic Madrid

Clinical Review in Occlusion Assessment

see more »

Partilhe o nosso artigo

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Siga-nos

Equipa

A equipa da CERO, vocacionada para a Medicina Dentária Estética, orgulha-se em oferecer o melhor a cada paciente…

Outros artigos