Sorrisos

OS 10 MANDAMENTOS DO SORRISO

A sociedade moderna com uma preocupação cada vez mais crescente na medicina dentária estética, leva a que os pacientes procurem o sorriso perfeito para si inspirando-se em rostos e sorrisos bonitos. Procuram tratamentos no âmbito da estética dentária com o objectivo de uma melhoria dento-facial e tornar o seu sorriso bonito e inesquecível, tornam-se mais atraentes e jovens com mudanças positivas em termos psicológicos.

Com o objectivo de encontrar os resultados estéticos ideais temos de ter em conta determinados parâmetros estéticos de referencia. No entanto, esses parâmetros clínicos são questionáveis uma vez que a estética é uma noção subjectiva e tende a variar entre indivíduos e culturas.

Aquando da construção de um sorriso vários parâmetros devem ser tidos em conta como: o arco do sorriso, corredor bucal, a quantidade de exposição gengival no sorriso social, a presença de assimetria gengival e incisal, a presença de diastemas antero-superiores, a presença de desalinhamento da linha média, alterações na inclinação axial dos dentes, proporção, tamanho e sometria dos incisivos superiores.

O objectivo deste artigo do blog é dar a conhecer “ Os 10 mandamentos estéticos do sorriso” os quais devemos dar atenção por forma a contruir um sorriso bonito e harmonioso. O parâmetro estético que as pessoas mais falam é o parâmetro “cor”, ou seja, se um sorriso é branco é bonito mas se é amarelo então é feio. No entanto, o parâmetro “cor” é apenas um deles e por isso muitas vezes vemos sorrisos brancos mas não são bonitos.

Existem três níveis de sorriso ou padrões os quais devemos avaliar:

– O sorriso da comissura ou chamado sorriso de Mona Lisa, é comumente efectuado quando as pessoas se cumprimentam em contextos sociais ou locais incomuns. Neste sorriso as comissuras labiais são puxadas para cima, mostrando ou não os dentes.

– O segundo sorriso chamado de sorriso social que é usado frequentemente nas fotos das redes sociais. Neste padrão de sorriso, o lábio superior é puxado uniformemente para cima mostrando os dentes superiores. Muitas vezes, ajuda os pacientes com características negativas no sorriso (como um sorriso gengival) a disfarçar essas alterações, limitando assim uma análise correcta do sorriso.

– O terceiro padrão de sorriso é conhecido como o sorriso complexo caracterizado pelo movimento do lábio inferior e o movimento largo do lábio superior. É também conhecido pelo sorriso espontâneo (geralmente involuntário) que retrata o sorriso .

O terceiro padrão de sorriso é conhecido como smile21 complexo caracterizado por movimento do lábio inferior e movimento largo do lábio superior. É também conhecido como sorriso espontâneo (geralmente involuntário), que realista retrata o sorriso real do paciente.

Os dez mandamentos de um sorriso estético aqui são os seguintes:

1º) Arco do sorriso – Incisivos do maxilar superior em posição vertical;

2º) Relação e simetria dos incisivos centrais do maxilar superior;

3º) Relação dos dentes antero-superiores;

4º) Presença do espaço anterossuperior;

5º) Desenho gengival;

6º) Níveis de exposição gengival;

7º) Corredor Bucal;

8º) Linha média e angulação dentária;

9º) Detalhes – Cor do dente e forma anatômica;

10º) Volume do lábio.

1º Arco do sorriso – Incisivos do maxilar superior em posição vertical

O planeamento estético do sorriso deve começar pela área mais nobre do mesmo, ou seja, os incisivos centrais superiores. O primeiro mandamento afirma que os incisivos maxilares devem ter um posicionamento vertical no sorriso.

No arco ideal do sorriso os bordos dos incisivos superiores devem seguir o contorno do lábio inferior. Este tipo de arco é o mais estético pois permite dar um contorno arqueado dos bordos incisais dos dentes na zona estética, considerado como o factor mais importante na estética dentária. Em segundo lugar, em termos de jovialidade. Quanto mais arqueado o contorno incisal dos dentes antero-superiores, mais jovem o sorriso fica. Enquanto quanto mais plano, mais velho parece. Além disso, quanto mais idosos forem os pacientes, menor é a exposição dos incisivos superiores e maior exposição dos incisivos mandibulares.

2º Relação e simetria dos incisivos centrais do maxilar superior

Após o posicionamento vertical dos incisivos superiores vamos focar a nossa atenção na relação e simetria dos incisivos centrais do maxilar superior. A relação ideal entre largura/altura ( A/ L) e a simetria deve ser alcançada.

A relação entre a A/L deve estar enquadrada entre os 75 e os 85%, que são considerados os mais estéticos. Se os valores tenderem para valores de 75% os incisivos centrais terão um padrão mais longo, mais aceite pelo sexo feminino, enquanto que as proporções de 85% estão relacionadas com um padrão mais aceite pelo sexo masculino. Dependendo do paciente a sua dimensão em comprimento deve variar entre os 9,5 mm e os 11 mm.

3º A proporção entre os dentes anteriores (entre caninos superiores)

Esta regra baseia-se na proporção áurea inicialmente proposta por Levin em 1978. Segundo este autor em vista frontal , existe uma proporção de largura de dentes vista é perspetiva, ou seja, a largura visível dos incisivos laterais deve representar 62% da largura dos incisivos centrais, enquanto que a largura dos caninos representa 62% da largura dos incisivos laterais. No entanto o valor dos 62% é apenas um valor médio pois pode ser maior ou menor consoante o tipo de paciente e sorriso e que estamos a trabalhar.

4ª Presença de diastemas nos dentes frontais (espaços entre os dentes)

Embora os parâmetros de estética sejam subjectivos de pessoa para pessoas, a presença de diastemas (espaços entre os dentes da frente) devem ser encerrados com tratamento ortodôntico ou com recurso a cerâmica. A presença destes espaços torna o sorriso inestético e pouco credível pois está associado a dentição de criança.

5ª Design Gengival

A arquitectura do tecido gengival é um factor que deve ser levado em consideração no tratamento estético. A margem gengival canina deve coincidir com a margem gengival dos incisivos centrais, enquanto que a margem gengival dos incisivos laterais deve estar ligeiramente abaixo dessa linha”.

Depois de determinar o design gengival ideal o clínico deve concentrar-se em corrigir assimetrias gengivais, desde que sejam evidentes no sorriso do paciente. Um sorriso gengival mostra uma maior assimetria e, por esse motivo, deve ser corrigido. No entanto, uma pequena exposição gengival ao sorrir não requer correção. As assimetrias que forem visíveis ao sorrir e estão próximo da linha média, têm uma necessidade de correcção maior, pois são mais evidentes e tornam o sorriso assimétrico.

6º Exposição Gengival

A avaliação da exposição gengival e dentária em zona estética é um factor preponderante para se conseguir um sorriso estético. Uma exposição maior dos incisivos centrais e pouca exposição gengival ao sorrir é uma característica estética importante e associada a jovialidade.

O uso de Toxina Botulínica (Botox®) está a ser cada vez mais aplicado para correcção dos sorrisos gengivais por forma a diminuir a força labial dos pacientes.

7ª Corredor Bucal

O corredor bucal é o espaço existente entre as faces dentárias dos dentes de trás e a comissura do lábio. Existem 3 tipos de corredores bucais:

1 – largos, geralmente seguidos por uma arcada maxilar estreita;

2 – intermédios, onde a arcada maxilar tem uma dimensão transversal intermédia

2 – estreitos ou inexistentes, associados a uma arcada dentária larga

Não existe um consenso estético relativamente aos corredores bucais, pois é variável de paciente para paciente, no entanto existe um consenso que corredores bucais intermédios e inexistentes são os mais estéticos.

8ª Linha média e angulação dentária

Desvios da linha média não superiores de 3-4 mm não são identificados por pessoas comuns. Isso é explicado porque alguns artistas e modelos famosos apresentam desvios da linha média e são considerados modelos de beleza.

Embora desvios de linha média sejam raramente detectados, já as mudanças de angulação dos dentes em zona estética são bastante prejudiciais na harmonia do sorriso.

O que é recomendado por médicos dentistas vocacionados para estética dentária é que desvios da linha média iguais ou superiores a 2,0 mm e qualquer grau de alteração na angulação dos dentes devem ser corrigidos.

9º Cor do dente e forma anatómica

Os princípios que regem este mandamento normalmente são realizados na fase final do tratamento ortodôntico. O 9º mandamento basicamente determina três procedimentos para auxiliar o refinamento estético: A) Branqueamento Dentário, B) Ajuste dos pontos de contacto; C) acerto dos bordos incisais na zona estética.

10º Volume Labial

O último mandamento está relacionada com a moldura do sorriso que são os lábios. O padrão actual de um sorriso bonito compreende não só um sorriso bonito, mas também lábios volumosos e maior exposição ao incisivo do maxilar superior, em repouso ou a falar.

O que comanda o posicionamento do lábio é o posicionamento dos dentes superiores, tendo um papel fundamental no volume labial.

Os procedimentos dermatológicos como o preenchimento com ácido hialurónico produzem resultados satisfatórios com um sorriso mais agradável e um maior volume labial.

Dr. Tiago Ribeiro

Dr. Tiago Ribeiro

Graduated in Dental Medicine in 2007 at the I.S.C.S.E.M. – Monte de Caparica – Portugal

Registered in the O.M.D. – Portugal (the Portuguese correspondent with the British General Dental Council) since August 2007

Private Practice in Oral and Aesthetic Complex Rehabilitation (Implants and Teeth)

Clinical Director of the Center for Aesthetics and Oral Rehabilitation of Lisbon – C.E.R.O. – Almada

Responsible for the Department of Oral Rehabilitation of the Center for Aesthetics and Oral Rehabilitation, Lisbon and Almada

Plastic –Esthetic Periodontal and Implant Surgery – University Complutense Madrid

Orthodontic and dental-facial Orthopedics – International Institute of Medical & Dental Science

Guest monitor of Biophysic in Dentistry Course in ISCS – Egas Moniz in years 2005/2006 and 2006/2007.

Advanced course in Botulinum Toxin (Botox) and Hyaluronic acid injections – Med – Estetic Madrid

Clinical Review in Occlusion Assessment

see more »

Partilhe o nosso artigo

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Siga-nos

Equipa

A equipa da CERO, vocacionada para a Medicina Dentária Estética, orgulha-se em oferecer o melhor a cada paciente…

Outros artigos