Sorrisos

REDUÇÃO E RECONSTRUÇÂO DOS LÁBIOS VAGINAIS (Labioplastia)

A redução ou reconstrução dos lábios vaginais é um procedimento de cirurgia plástica envolvendo os lábios, qualquer uma das quatro dobras de tecido da vulva (genitália externa feminina). Mulheres que apresentam problemas com os grandes lábios ou lábios assimétricos, podem agora passar pela labioplastia, uma cirurgia que melhora a aparência dos lábios (lábios menores) e corrige as irregularidades. A labioplastia pode ser realizada por razões funcionais, estéticas ou combinação das duas. O procedimento frequentemente envolve a criação ou a remodelagem dos lábios e é frequentemente realizado para reduzir o seu tamanho.

PRÉ OPERATÓRIO:

  • Traga-nos o seu histórico médico e exames laboratoriais.
  • Descontinue o uso de aspirina, ibuprofeno, Naprosina e Vitamina E uma semana antes e alguns dias após o seu procedimento, uma vez que agem como anticoagulantes sanguíneos.
  • Recomenda-se não fumar pelo menos duas semanas antes e uma depois da cirurgia, uma vez que a nicotina pode prejudicar a circulação e o restabelecimento.

CIRURGIA:

O procedimento tradicionalmente utilizado é a excisão direta e o método de redução. Com esse método uma longa tira dos pequenos lábios é excisada, deixando uma incisão cirúrgica na borda dos lábios. Alternativamente, a técnica de excisão em cunha é usada para remover a área em V dos pequenos lábios, eliminando o excesso e evitando a incisão ao longo da borda labial. A redução dos grandes lábios envolve a lipoescultura e lipoaspiração para reduzir a protuberância disforme dos grandes lábios. Em algumas ocasiões, é combinada com a redução e contração do monte de Vênus. A redução ou reconstrução do lábio vaginal é realizada sob anestesia local com sedação. Este procedimento é relativamente rápido e pode durar aproximadamente 30 minutos a uma hora. A labioplastia não impede o parto natural.

PÓS OPERATÓRIO:

A maioria dos pacientes experimenta desconforto moderado, inchaço, e hematoma após o procedimento, por dois a sete dias. É possível retornar ao trabalho no dia seguinte. Pacientes que apresentarem nenhum ou pouco hematoma podem tomar banho no mesmo dia, não há pontos a serem retirados e pode ter relações sexuais em 4 a 6 semanas. Na maioria dos casos, a redução ou reconstrução dos lábios não é virtualmente detectável após o restabelecimento completo.

RESUMO:

  • Tempo de cirurgia: 30 minutos a 1 hora
  • Anestesia: local com sedação
  • Internação clínica ou hospitalar: Day Clinic
  • Pós cirurgia: sem remoção de pontos e as relações sexuais podem ser retomadas em 4 a 6 semanas
  • Atividades físicas: podem ser retomadas após 2 a 4 semanas

OUTROS TRATAMENTOS