Medicina Dentária
Anestesia Geral
O medo é umas das principais razões pelo qual a maioria das pessoas fogem dos tratamentos dentários e adiam ao máximo a resolução dos seus problemas chegando a um limite que a solução passa pela reconstrução total do Sorriso.
No entanto, para estas situações já existe uma solução que é a anestesia geral na qual o paciente dorme durante todo o tratamento e quando acorda o procedimento já está efectuado e não se lembra de nada.
Ter medo é um comportamento normal, mas com o avanço da medicina dentária os procedimentos dentários realizados são minimamente desconfortáveis para o paciente.
Na Medicina Dentária actual, e no caso particular da Cirurgia Oral, conseguimos hoje em dia levar a cabo os nossos procedimentos com uma expressão de dor e desconforto muito próximos de zero, ou na pior das hipóteses, aquartelada dentro de limites admissiveis e toleráveis pelos nossos pacientes.
Por outro lado, temos situações em que a anestesia local, a sedação consciente e/ou quimica não são suficientes para podermos operar em segurança, eficácia e eficiência.
Qual a diferença entre a anestesia local e a anestesia geral?
A anestesia local é aplicada apenas em uma área especifica onde vai ser efectuado o procedimento dentário.
As anestesias locais, quando efectuadas da forma correcta, para adormecer localmente são extremamente eficazes e permitem efectuar qualquer procedimento sem dor ou desconforto.
A anestesia geral é uma opção de tratamento utilizada para proporcionar ao paciente um procedimento dentário de qualidade em um ambiente seguro e controlado.
A anestesia geral permite que o médico realize o seu procedimento sem ser incomodado pelo paciente que está agitado ou não coopera.
É seguro utilizar a anestesia geral em tratamentos dentários?
Os procedimentos actuais sob anestesia geral são extremamente seguros, e constituem uma opção viável quando é essa a escolha. Para maior conforto e segurança, a anestesia geral é realizada a nível hospitalar num bloco operatório e com todos os serviços médicos e de enfermagem necessários para que este procedimento seja efectuado em segurança.
Este procedimento é ambulatório, ou seja, não requer internamento mas apenas um período de recobro de 2 a 3 horas até o anestesista ter a certeza que o paciente pode sair do hospital em segurança e totalmente recuperado.
Durante toda a cirurgia, o anestesista vai monitorizar vários parâmetros, como:
- a profundidade do sono;
- a respiração;
- o batimento cardíaco;
- temperatura corporal;
- saturação de oxigênio do sangue, etc.
Critérios de Viabilidade
A viabilidade da anestesia geral está sujeita à validação das informações fornecidas pelo paciente e exames prévios. Estes são realizados num laboratório ou diretamente no local. Exames médicos requisitados pela equipa médica:
- Análises sanguíneas
- Raio-X ao Tórax
- E.C.G. (Electrocardiograma)
Uma sessão de anestesia geral para o nosso tratamento “Dentes 1 Dia” dura em média entre 2 e 4 horas , ao qual deve ser adicionado um período de descanso de 60 a 90 minutos antes de deixar o hospital. O paciente recebe todos os medicamentos analgésicos necessários para um despertar sem dor. Quando tiver recuperado da anestesia geral, se tiver realizado um procedimento ambulatorial, poderá sair do estabelecimento, mas nunca sozinho.
Local da Consulta de Anestesia
De acordo com a disponibilidade da equipa de Anestesiologia para as datas pretendidas, poderá ser no Hospital, ou numa das nossas Clinicas do CERO, em Lisboa ou em Almada.
Custo para o Paciente
Possui um preço fixo para o paciente que pagará referente ao aluguer do Bloco Operatório, da Unidade de Recobro, de passar a noite se necessário, do pessoal auxiliar médico, da equipa de Enfermagem e da Equipa de Anestesiologia, estruturas que pertencem ao Hospital.