Medicina Dentária
Odontopediatria
O mundo da Odontopediatria na nossa clínica tem uma enorme importância. A nossa principal necessidade é transformar a consulta de medicina dentária das nossas crianças num ambiente seguro e descontraído. Mostrar-lhes que cuidar dos nossos dentes é algo fácil e que a vinda ao dentista deve fazer parte da rotina de todos nós.
O acompanhamento desde o primeiro ano de vida permite-nos educá-los e ajudar os pais a cuidar dos dentes, dos seus filhos, desde cedo.
Permite diagnosticar e corrigir precocemente problemas relacionados com o mau posicionamento das arcadas dentárias, cárie precoce na infância e ajudar a eliminar hábitos como a chupeta e a sucção digital.
O principal objetivo da CERO KIDS é um atendimento personalizado e atento às necessidades de cada um dos nossos pequeninos, auxiliando-nos de vários meios para desmistificar todos os procedimentos realizados.
Utilizando uma pontinha de imaginação e uns toques de magia, procuramos criar empatia e uma relação de confiança com o nosso paciente e, esperar que no fim de cada consulta, estejam ansiosos por regressar à nossa clínica.
– Dra. Patrícia Martins, Odontopediatra
Que tipos de consultas estão disponíveis?
Aconselhamento durante a gravidez e sobre os primeiros cuidados da higiene oral e amamentação do bebe. Aconselhamento sobre chuchas, biberões e outros instrumentos utilizados com impacto na cavidade oral.
Aconselhada desde o nascimento do primeiro dente ou até 1 ano de idade, de acordo com as normas da OMS.
Aconselhadas de 6 em 6 meses para higiene oral com aplicação tópica de fluoretos e radiografias para despiste de cárie dentária.
- Tratamentos restauradores por motivos de cárie, trauma ou defeitos de esmalte.
- Tratamentos endodônticos – pulpotomias e pulpectomias.
- Coroas metálicas pediátricas para espaços posteriores
- Coroas em zircónica pediátricas para espaços anteriores.
- Mantenedores de Espaço por perda precoce de peças dentárias.
- Ortodontia Intercetiva
- Consultas com recurso a Sedação Consciente.
- Consultas com recurso a Anestesia Geral.
Sedação Consciente: Dúvidas e Porquês
A utilização de Sedação Consciente nas consultas de Odontopediatria é um mecanismo de controlo de comportamento, que visa facilitar a realização dos tratamentos de medicina dentária para o nosso paciente-criança.
É um estado de sedação ligeiro, em que paciente permanece acordado, vígil e capaz de responder a estímulos e a ordens verbais. O N202, protóxido de Azoto, é um gás incolor, com dor e sabor ligeiramente adocicados. Não é inflamável, nem irritante ou tóxico para a criança ou para quem a rodeia.
Requer a utilização de uma máscara nasal e exige respiração nasal por parte do paciente e, portanto, colaboração. A recuperação do estado total de consciência é obtida em cerca de 10 a 15 minutos, através da inalação de oxigénio puro.
Existe uma consulta prévia de indução e habituação ao procedimento, onde a criança irá conhecer e experimentar a máscara nasal e para ganhar confiança e empatia para com a Equipa CERO KIDS. Igualmente importante para realizar a história clínica e médica do paciente e perceber se é apto à realização do procedimento.