Medicina Dentária
Ortodontia
Quando queremos endireitar os dentes podemos optar por duas opções de tratamento ortodôntico: Aparelho invisível (Esthetic Aligner) ou aparelho ortodôntico convencional
Embora ambos sejam contruídos com o objectivo de proporcionar um sorriso direito a forma de funcionamento de ambos é muito diferente. A decisão entre Aparelho invisível (Esthetic Aligner) e aparelho ortodôntico exigirá uma visita ao ortodontista e pode depender de certos fatores, como a idade e o nível de correção necessário.
Existem vários prós e contras do aparelho invisível e do aparelho convencional, e escolher um em vez do outro pode se resumir ao que cada um individualmente se sente mais confortável.
O que precisa de saber
Os aparelhos tradicionais apresentam braquetes que são fixas aos dentes e unidos por arames especiais.
Os braquetes e arames movem-se lentamente e endireitam os dentes, exercendo pressão sobre os dentes durante um período de tempo após a consulta de activação.
O arame e os braquetes exercem força sobre os ligamentos dos dentes por forma a que o ligamento estire para mudar a sua posição.
Os aparelhos são ajustados periodicamente no consultório para que o movimento possa ser feito.
As duas variedades mais comuns de aparelho ortodôntico são de metal e cerâmica.
Os aparelhos de metal são normalmente feitos de aço inoxidável, enquanto os aparelhos de cerâmica são criados para combinar com a cor branca natural dos dentes
Os aparelhos podem custar entre 1.500€ e os 4.500€, este valor irá variar dependendo da gravidade da doença e da quantidade de tratamento necessário.
Prós & Contras
Esthetic Aligner vs. Aparelho: O que é melhor?
Tentar decidir entre Esthetic Aligner e aparelho ortodôntico pode ser uma decisão difícil e geralmente pessoal. Na minha opinião, o aparelho que permite aos pacientes desfrutar da experiência de tratamento e que mais motive o paciente é a melhor escolha.
Não existe uma opção de tratamento que seja inerentemente “melhor” para todos os pacientes.
O Esthetic Aligner evoluiu como uma opção de tratamento que pode lidar com a grande maioria dos problemas de sorriso e mordida e continua sendo uma excelente solução para pacientes que desejam estética, conforto e podem lidar com a responsabilidade.
Os aparelhos tradicionais são usados há mais de 100 anos e são certamente uma solução testada e comprovada até mesmo para as más oclusões mais complicadas.