Medicina Dentária
Dentes em 1 Dia
O que é a técnica Dentes em 1 Dia?
Dentes em 1 dia refere-se a uma técnica cirúrgica de implantes dentários, onde a dentição completa é suportada por 4 implantes estrategicamente colocados. É uma solução para quem perdeu a maior parte ou todos os dentes. O procedimento visa fornecer uma dentição estável e permanente com menos implantes em comparação com os métodos tradicionais.
A técnica envolve a colocação de dois implantes retos na zona anterior e dois implantes angulados na zona posterior. O conceito vem muitas vezes associado a “dentes num dia” pois permite restituir estética e função em menos de 8 horas.
Esta configuração otimiza o suporte e minimiza a necessidade de enxerto ósseo. A aplicação deste conceito é conhecido pela sua eficiência e recuperação mais rápida em comparação com outras opções de implantes em arcadas completas.
Porque pode falhar a técnica Dentes em 1 Dia?
É importante ter em consideração todos os cuidados pós-cirúrgicos, nomeadamente
adquirir práticas de higiene oral para minimizar o risco de falha, além de alterar hábitos
nocivos que possam comprometer a cicatrização dos implantes.
Segundo a literatura 4-7% dos implantes são rejeitados. Nestas situações o implante
rejeitado é retirado sendo colocado um novo. A falha dos implantes dentários pode ocorrer devido a vários motivos:
O que é a técnica Dentes em 1 Dia?
No dia da cirurgia é colocada uma prótese provisória fixa sobre os implantes, prótese em acrílico., que vai permitir toda a cicatrização dos implantes, com o máximo conforto para o doente.
Para a colocação desta prótese o conjunto de todos os implantes devem somar 120N (força com que os implantes se fixam no osso em estabilidade primária), para permitir ter dentes fixos no dia. Casos excecionais e comprometidos onde não é possível colocação de prótese fixa o doente leva uma prótese removível. Não existe nenhum cenário onde o doente fique desdentado durante o período de cicatrização dos implantes.
Volvidos 3 a 4 meses do período de osteointegração dos implantes iniciam se os moldes para a prótese fixa definitiva. Essa prótese pode ser de 3 materiais:
- Metalo acrílica – infraestrutura é de titânio e o exterior em acrílico.
- Metalo resina – infraestrutura é de titânio e o exterior em dentes de resina.
- Zircónia – estéticamente a mais aproximada à dentição natural, mais duradoura em termos de desgaste ao longo dos anos.
Passo a Passo
Durante o período de cicatrização existe sempre o acompanhamento do doente para possíveis ajustes que possam existir, e as consultas de rotina após colocação do trabalho definitivo são de extrema importância para garantir o sucesso de todo o tratamento e usufruir sem problemas dos implantes dentários.
Avaliação e Planeamento
Cirurgia para colocar os implantes provisórios
Colocação de próteses definitivas
Consultas de rotina de 6 em 6 meses
Manutenção dos Dentes em 1 Dia
A manutenção deste tipo de próteses deve ser individualizada. Dependendo dos fatores de risco do doente. Seguindo o padrão normal o doente deve ter 2 consultas de rotina anuais, de 6 em 6 meses. Uma primeira manutenção onde não se remove a prótese e outra onde é removida.
Na manutenção mais intensiva (com remoção da prótese), devem ser verificados todos os parafusos e em caso de existir algum problema proceder a sua substituição. Os implantes devem ser higienizados com jato de bicarbonato e seringa de clorohexidina.
Casos excecionais, doentes com pouca destreza para higienizar, doentes polimedicados, com doenças crónicas devem ser encurtados os tempos de manutenção para 3 meses. É aconselhado que a cada 3 anos haja um controlo radiográfico dos implantes com recurso a um exame completo (CBCT)
Como sei que o meu implante está a ser rejeitado?
A rejeição de um implante dentário na maioria das vezes é acompanha de sintomas:
- Dor intensa
- Mobilidade
- Secreções-associadas principalmente a pus, o que indicia infeção do local.
- Peri-implantite – esta causa está relacionada com uma má higienização.
Diretor Clínico & Estética Dentária
Dr. Tiago Ribeiro
O Dr. Tiago Ribeiro tem sido muito bem-sucedido no desenvolvimento da sua carreira em odontologia estética, tornando-se uma das principais referências em todo o país.
Com mais de 4 mil pacientes satisfeitos em Portugal e de vários países como França, Luxemburgo, Suíça, Bélgica e o Reino Unido.