Tecnologia CAD/CAM – ZirkonZahn

Geral

Nos últimos anos, a digitalização e informatização da maior parte dos serviços tem sido constante e transversal a todas as áreas. A Medicina Dentária tem sofrido grandes inovações no que à nossa prática clínica diária diz respeito.

Desde a marcação e confirmação da consulta de um paciente através de serviços automatizados, passando pela toma de impressões através de scanners intra-orais, em detrimento das impressões com materiais (nomeadamente os silicones e o alginato) que provocam o simples refluxo; a confecção da prótese dentária, até à entrega da mesma ao paciente por parte do médico dentista.

Foi a pensar no aperfeiçoamento e rapidez de execução da prótese dentária que apareceram os sistemas CAD/CAM na Medicina Dentária.

CAD/CAM é a abreviatura inglesa para Computer Aided Design / Computer Aided Manufacture, em português, Desenho assistido por computador / Manufatura assistida por computador.

O aparecimento deste tipo de tecnologia remonta ao princípio dos anos 50, onde começaram a ser pensadas e desenvolvidas as primeiras linhas de programação. Nos dias de hoje, é uma tecnologia muito presente em grandes áreas tecnológicas, assim como na indústria aeronáutica e no ramo automóvel, para a execução de peças automóveis, por exemplo.

Na Medicina Dentária, o aparecimento dos sistemas CAD/CAM revolucionou fortemente as áreas da Reabilitação Oral, e mais recentemente, na Implantologia Oral.

Segundo o site da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), CAD/CAM na medicina dentária “trata-se de processos assistidos por computador para o design e fabrico de dispositivos dentários feitos por medida ou de dispositivos dentários personalizados a partir de um produto industrial” sic.

A integração destes sistemas tecnológicos juntamente com a evolução dos biomateriais dentários, como a zircónia que é uma cerâmica de alta resistência, tem levado a grandes alterações na educação e no atendimento do paciente.

Consequentemente, todo o panorama de educação na Medicina Dentária tem sido e continuará a ser alterado em termos económicos, na eficácia de tempo e, mais importante, na previsão do pós-operatório, no tratamento dentário concretamente, assim como na entrega do tratamento de prótese fixa.

Desta forma, a Reabilitação Oral e Estética do paciente tornou-se numa sequência integrante e complexa de técnicas que envolvem o paciente, o médico dentista e o técnico de prótese dentária. Uma das vantagens deste sistema é a previsibilidade que confere a todo o tipo de trabalho que realiza, uma vez que, ainda antes de se realizar procedimentos na cavidade oral, é possível prever qual vai ser o resultado final.

Sendo, não só bastante estimulante e motivador para o próprio paciente, como mais fácil de atingir a excelência e a maior satisfação por parte do paciente. O paciente passou a ser, desta forma, parte activa integrante do seu próprio tratamento.

No nosso laboratório CERO, temos à disposição da clínica e dos nossos pacientes este tipo de tecnologia CAD/CAM, que nos é auxiliada através da representante e referência alemã ZirkonZahn.

Na prática, esta tecnologia é dividida em duas fases. Na primeira, a fase CAD (desenho assistido por computador) é realizada um scanner ou digitalização dos dentes, que pode ser diretamente em boca ou através de um modelo em gesso, que irá criar “informação digital” passível de ser alterada através de um computador. Esta “informação digital” através de programas próprios (ZirkonZahn software) vai criar um modelo virtual que  vai simular a boca do paciente em computador.

Desta forma, podem ser realizadas todo o tipo de alterações pretendidas, como por exemplo, colocação de peças dentárias ausentes, substituição de outras fraturadas ou desgastadas, assim como, modificações estéticas por aumento e alteração de forma dos dentes.

Na segunda fase CAM (manufatura assistida por computador), as peças dentárias virtualmente criadas irão ser fresadas e transformadas em peças dentárias físicas. Esta transformação é realizada através de fresadoras próprias, no nosso caso utilizamos a fresadora da mesma marca comercial (ZirkonZahn). Esta fresadora irá realizar cortes de alta precisão, em blocos de material escolhido (Zircónia, Dissilicato de Lítio, Metal, PMMA, etc), originando e dando forma às peças protéticas inicialmente desenhadas.

Esta tecnologia veio revolucionar o setor da Medicina Dentária, conferindo uma maior rapidez na entrega dos trabalhos, uma maior segurança e previsibilidade do resultado final.

Numa era em que se fala cada vez mais em reduzir, reutilizar e reciclar, esta tecnologia veio permitir o uso de uma menor quantidade de materiais utilizados tanto na impressão como na moldagem assim como a inerente substituição do transporte através de estafetas por transmissão eletrónica resultando em vantagens óbvias para o meio ambiente.

A clínica CERO aposta, desta forma, em proporcionar aos seus pacientes a melhor experiência possível durante todo o seu tratamento.

Artigos Relacionados